sexta-feira, 6 de abril de 2012

4 Reis no asfalto: Curitiba-Vila Velha

Um passeio que temos tentado programar há muito, pudemos realizar no último dia 10/3, sábado.
Manuel já passou por lá várias vezes e vivia me causando inveja com seus relatos.
A Colônia Witmarsum, na região rural de Palmeira, é fruto da colonização menonita no Paraná em meados do século XX e matém-se quase intocada.


Fomos a Curitiba na 6a. feira de malas cheias para um final de semana prolongado. Subida de serra tranquila e quente na BR-101, que sempre tem uma obrinha de reparo aqui ou ali para causar filas.
O plano para o sábado era de uma partida ao início da tarde, com a participação do Nilo - com a sua Yamaha Dragstar, amigo com quem o Manuel costuma dar umas voltas. Junior chegaria de viagem na noite anterior. Decidimos dar uma pequena esticada pouco além da entrada para a Rodovia Witmasun, pela BR-376, e darmos um pulo no Parque de Vila Velha - Ponta Grossa.


O trecho, de boas estradas, era curto. Pouco mais que 180 Km.
Aproveitei a manhã ensolarada do sábado para ir às compras na João Negrão, onde uma série de lojas de equipamentos para motos se acumulam em 2 ou 3 quadras. É sempre uma festa, com a turma das duas rodas mostrando suas belezuras e batendo papo em todos os cantos, enquanto tomam café com bolo oferecido por algumas lojas.

Pouco depois das 14:00 horas nos reunimos para a partida, com a novidade de teríamos a companhia de nosso pai, na plenitude de seus 84 anos. Já vínhamos pensando em levá-lo para uma volta há algum tempo, mas a sua boa forma, o tempo firme e a oportunidade nos fizeram fazê-lo naquele dia. Desta vez a Bea ficou em Curitiba em girl activities.



A viagem foi tranquila, estando as estradas livres de tráfego mais pesado. Na ida, o sol de frente e o calor do dia chegaram a ser desconfortáveis. Cheguei a ficar com inveja do Manuel e Nilo, que pilotavam de manga curta mas, por questões de segurança, não pego estrada sem proteção plena.
Fomos até Vila Velha, mas por 30 minutos não pudemos entrar no parque que estava fechado desde as 15:30 horas.
O vídeo abaixo dá uma boa idéia do passeio em termos gerais.
 


O Manuel fez belas imagens da Rodovia Witmarsum com a sua GoPro fixada ao punho.



 Este trecho de pouco mais de 12 Km entre a BR-376 e a BR-277 foi mesmo um playground para os olhos. O estômago também ficou bem feliz com o apfelstrudel regado a limonada suiça na Confeitaria Kliewer, local que é ponto de encontro habitual da turma de duas rodas.



Ao final da tarde chegávamos a Curitiba com toda a melancolia e aquela sensação de "quero mais", garantias de um passeio prazeroso.
"Seu Reis" pareceu ter gostado de passear com os filhos e, já em casa, nos brindou com suas impressões do passeio e das mudanças ocorridas, desde sua última visita, na ocupação das regiões por onde passamos. A sua vitalidade e ótima forma lhe garantem o privilégio de não aceitar o rótulo de "velho".
Naquele dia ele não só nos presenteou com a sua companhia, mas nos ensinou um pouco mais, mais uma vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Todos os comentários postados serão moderados por mim antes de sua publicação.